Lactantes e a vacina da febre amarela

  Mamães que estão amamentando podem sim tomar a vacina contra a febre amarela. No entanto, é necessário ter cuidado para não amamentar bebês menores de 6 meses nos 10 dias subsequentes à vacinação. O tempo em questão é uma medida de segurança, já que de 2% a 5% das pessoas apresentam efeitos colaterais leves […]

 

Mamães que estão amamentando podem sim tomar a vacina contra a febre amarela. No entanto, é necessário ter cuidado para não amamentar bebês menores de 6 meses nos 10 dias subsequentes à vacinação.

O tempo em questão é uma medida de segurança, já que de 2% a 5% das pessoas apresentam efeitos colaterais leves após a vacina (mialgia, mal-estar, dor de cabeça e febre).

A grande questão é:

COMO ALIMENTAR O BEBÊ DURANTE OS 10 DIAS PÓS-VACINA?

A recomendação é que você, antes de ser vacinada, tire seu leite manualmente e conserve-o no congelador ou freezer. Assim, poderá alimentar seu bebê durante os 10 dias após a vacinação.

Uma outra recomendação é buscar uma Unidade Básica de Saúde ou a Rede de Banco de Leite Humano para orientação e acompanhamento, a fim de manter a produção de leite materno e garantir o retorno à amamentação.

Durante os 10 dias sem amamentar seu bebê, você deverá tirar seu leite e descartá-lo. Atenção! Isso é tão importante que vale repetir: pelos próximos 10 dias após a vacina, todo o leite colhido deverá ser descartado!

CLIQUE AQUI E LEIA, NA ÍNTEGRA, O COMUNICADO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.